eerste atletiek goud op "Pan" voor Brazilie

©Wagner Carmo-Inovafoto/CBAt


Com um "Obrigado, Brasil", um alô para sua mãe e um abraço no treinador Cláudio de Castilho, Adriana Aparecida da Silva comemorou a conquista da primeira medalha de ouro do Atletismo do Brasil, na abertura do torneio, neste domingo 23, em Guadalajara, cidade mexicana que é sede da 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos.

Adriana ultrapassou a favorita local Madai Perez quando a prova estava em 2:21 e não deixou mais a liderança, até completar os 42,195 km em 2:36:37, novo recorde da competição. Já com a bandeira do Brasil na mão, ela pediu um copo de água aos árbitros e correu para os repórteres, cinegrafistas e fotógrafos brasileiros. Ali estava seu técnico, com quem trocou um longo abraço.

Adriana, de 30 anos, paulista de Cruzeiro, foi a segunda brasileira a ganhar ouro na prova, depois de Márcia Narloch, em Santo Domingo 2003. Quatro anos antes, em Winnipeg, Viviany Anderson foi bronze e no Rio 2007 Márcia foi prata e Sirlene Pinho, bronze.

Adriana superou em mais de um minuto o recorde anterior, feito em 1999 pela chilena Erika Olivera, com 2:37:41. Desta vez, Erica foi a 5ª colocada, com 2:44:06. A mexicana Madai Perez, que tinha a fortíssima marca de 2:22:59, como recorde pessoal, liderou a prova até a altura no km 35, quando foi ultrapassada pela brasileira. No fim, garantiu a medalha de prata para o país-anfitrião, com 2:38:03. Completou o pódio Gladys Tejeda, do Peru, bronze com 2:42:09. A outra brasileira na prova, Michele Chagas, parou depois do km 20.

Comments

Popular Posts