erfenis



Gisteren het havengebied bezocht.
Gedurende de Spelen geen tijd....doordat het centrum lastig te bereiken was en de minimale reistijd vanuit Olympisch dorp een uur...dat betekende dat je dus al twee uur kwijt was zonder iets te zien.
Komt nog bij dat ik een deel al gezien had tijdens Carnaval.
Nu dus meer tijd en ook een rustiger moment. Het ziet er fraai uit. Ruim opgezet en met de tram die er door rijdt plus de wandelboulevards die helemaal door lopen van het begin bij .... tot het einde van de warenhuizen. Ter zijner tijd zal hier wel uitgaansmogelijkheid komen ook.
De fleurige schilderingen van Kobra zijn fraai.


Além de obras e infraestrutura e mobilidade urbana, a Rio 2016 também deixará para cariocas e turistas novos espaços públicos de lazer e obras de artistas expostas em áreas recuperadas da cidade.
Na Zona Portuária, por exemplo, foi instalado o mural Etnias, maior grafite do mundo feito por um só artista. Na altura do Armazém 3, no Boulevard Olímpico, a obra do grafiteiro Eduardo Kobra tem 3 mil metros quadrados e foi inspirada nos cinco arcos olímpicos, que representam, em rostos coloridos, os cinco continentes. O mural será inaugurado oficialmente no dia da chegada da Tocha Olímpica ao Rio, 4 de agosto, mas já encanta quem passa pela região.
“Já é uma questão de superação, já é um desafio pessoal e meu recorde olímpico pessoal, porque afinal de contas é um mural de 3 mil metros quadrados e o maior que eu já pintei. É um privilégio, tenho viajado por diversas cidades do mundo, poder trazer um trabalho aqui para o Rio de Janeiro em um momento tão peculiar e importante”, disse o artista. Segundo Kobra, a obra foi pensada para ficar como um legado para o Rio depois da Olimpíada.
“Mesmo passando os Jogos, o mural ainda vai fazer bastante sentido para o Rio de Janeiro, que acaba acolhendo e recebendo pessoas do mundo inteiro.”
Números

Para pintar o mural, que será concluído no dia 3 de agosto, Kobra já utilizou mais de 3 mil latas de spray, cerca de 100 galões de 18 litros de látex acrílico e 150 galões de 3,6 litros de esmalte sintético. Por causa do tamanho da obra, o artista precisou usar um andaime e, junto a assistentes, chegou a trabalhar oito horas por dia na composição. Kobra já assinou trabalhos em mais de 20 países, entre eles Japão e Estados Unidos.
Além do grafiteiro reconhecido internacionalmente, a prefeitura convidou outros artistas para pintar muros na Região Portuária. Segundo Kobra, a iniciativa dá visibilidade a criadores que, como ele, vieram da periferia.

Comments

Popular Posts