smeulend vuur

RIO DE JANEIRO, 7 Set (Reuters) - Manifestantes armados com pedras e fogos de artifício tentaram invadir o desfile de 7 de Setembro no centro do Rio de Janeiro, neste sábado, dando início a um conflito com policiais em que ao menos oito pessoas foram detidas e cinco ficaram feridas, informaram autoridades policiais.
Os confrontos começaram quando um grupo de aproximadamente 500 manifestantes invadiu a área reservada ao público na Avenida Presidente Vargas. Pessoas que assistiam à parada civico-militar correram por ruas do centro para fugir da violência e buscaram refúgio em bares e estações do metro.
A Polícia Militar usou bombas de efeito moral, spray de pimenta e armas de choque elétrico para conter os manifestantes. Apesar da confusão, o desfile não foi interrompido.
De acordo com o Comando Militar do Leste, cerca 4 mil pessoas assistiram ao desfile no centro do Rio. A parada deste ano já havia sido reduzida em uma hora e o efetivo diminuído em aproximadamente 40 por cento.
A PM reforçou a segurança no centro da cidade neste sábado, com cerca de 2 mil homens espalhados pela região. Um artefato explosivo foi encontrado perto das arquibancadas e a área precisou ser isolada até a chegada do esquadrão antibombas.
Alguns manifestantes seguravam cartazes cobrando o fim da corrupção e pedindo melhor prestação de serviços públicos como saúde e educação. As mesmas reivindicações fizeram parte dos protestos que se espalharam por diversas cidades do país em junh
source: oglobo.com
Menina posa para foto em frente a tanque do Exército após desfile cívico em 07/09/2009 Foto: Gabriel de Paiva / O Globo(C)Gabriel de Paiva / O Globo

Ver van te voren al aangekondigd dat er op de nationale feestdag demonstraties en manifestaties zouden zijn. De orde verstoring op het militaire defile was dan ook meer dan symbolisch: tegen de machthebbers. Later op de avond in het centrum nog onrusten. Het is als een veenbrand: het smeult in de kern en wakkert bij het minst of geringste aan. Afwachten.

Comments

Popular Posts