salut

Het is een gevoelige trend: salueren op het ere- podium bij de PAG. in de atletiek dit jaar ook op het NK gezien. Waarom? Nog nooit zag ik bij internationale of nationale kampioenschappen militairen salueren op het podium. Terwijl Russen, Duitsers, Polen, Italianen en ook Nederlanders bij bosjes in dienst waren.  Ik snap als ze het doen op de militaire kampioenschappen maar dit heeft toch echt militaristische trekjes. Of is het nationalisme, patriotisme of toch gewoon voor de poen. Bij  de wedstrijden in Toronto staan bijna 150 sporters op de loonlijst bij een leger onderdeel er is de nodige ophef ontstaan. Dusdanig dat het Braziliaans Olympisch committee een verklaring heeft uitgegeven dat zij er geen probleem in zien. Het lijkt me er op dat de invloed van de militaire dictatuur ver reikt zelfs tot over de houdbaarheidsdatum.

Mas o país em questão é o Brasil, que viveu 20 anos sob uma violenta ditadura militar e ainda tem muitas feridas abertas na luta pela democracia, vencida na década de 1980. Prestar continência, neste caso, não é uma forma de induzir os atletas a tomar uma postura ilegal perante as regras olímpicas? Não configura ato político? Por outro viés, não é uma exaltação ao "patrocínio", já que eles recebem dinheiro das Forças Armadas? Para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), não.


1 - O Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito prevê que a "continência é a saudação do militar". É um sinal de respeito que deve ser prestado, estando ou não com a cabeça coberta. Reza ainda que o militar da ativa deve, em ocasiões solenes, prestar continência à Bandeira e Hino Nacional Brasileiro e de países amigos. É bom notar que esses atletas não são militares apenas quando estão fardados, mas sim, todo o tempo.

2 - O COB entende, portanto, que a continência, além de regulamentar, quando prestada de forma espontânea e não obrigatória, é uma demonstração de patriotismo, sem qualquer conotação política, perfeitamente compatível com a emoção do atleta ao subir no pódio e se saber vencedor. Segundo muitos deles, representa também um reconhecimento pelo apoio que recebem das Forças Armadas e uma manifestação do orgulho que têm em representar o país.

Atenciosamente,
Comitê Olímpico do Brasil

Comments

Popular Posts