wave making at WC between China and Brazil

Além da desistência de última hora da final dos 1.500m, Sun Yang também se envolveu em outra situação polêmica neste domingo. Pela manhã, no período das provas eliminatórias, segundo relatos da comissão técnica da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), ele tentou agredir a nadadora Larissa Oliveira com uma cotovelada na piscina de aquecimento, o que resultou em uma reclamação formal da entidade.

- Estava no aquecimento e ele puxou o pé da brasileira. Passou por cima dela. Ela ficou brava com isso e tomou satisfação. Ele tentou dar uma cotovelada, um chute nela. Aí, os treinadores do Brasil foram falar com ele. Ele disse que ela estava atrapalhando, e um treinador falou que a piscina não era só dele. Foi todo mundo na borda, ficou aquela troca de ofensas... Acho que com brasileiro ele não vai se meter mais. Juntaram uns 15 na borda, em cima dele. Mas não houve agressão - explicou o técnico da seleção masculina, Alberto Pinto da Silva, o Albertinho.

 Larissa Oliveira em ação pelo revezamento 4x100m livre do Brasil em Kazan (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Depois de a turma do "deixa disso" - composta principalmente por chineses - chegar, o treinador brasileiro foi realizar a queixa formal, amparado por comandantes de outros países.

- O (técnico) Canadá chegou para mim e falou: "ele já agrediu meus nadadores". O (treinador) da África do Sul me disse que ele agride os nadadores, quando está nadando (no aquecimento). Chile, Argentina, todo mundo veio me falar o que eu devia fazer nessa situação. Se ele está fazendo isso com todo mundo, é um cara perigoso, não tem nada a ver com o esporte - completou o treinador.

Albertinho revelou que um representante da Fina preferiu adotar o discurso pacificador.
- Chamaram o manager do time da China. Teve uma reunião que eu não participei. Devem ter dado um esporro nele ou falado para ele ficar na boa. Depois veio um representante da Fina e o manager da China. Ficou um clima horrível entre Brasil e China. O representante da Fina falou que coisa de aquecimento, fica no aquecimento. Falei pra ele (manager da China) que o nadador dele precisava se comportar melhor. O cara da Fina pediu desculpa por não ter ninguém deles ali, na hora, e terminou. (source ogloboesporte)

Update #2: The Brazilian team’s head coach Albertinho has confirmed the altercation in an interview for Brazilian television, according to Brazilian outlet Yes Swim. He says that the Chinese coaches came to apologize afterward, and that he doesn’t believe it was the reason for Sun’s withdrawal from the final. The altercation happened during the preliminary session, but was not with a swimmer who participated in the day’s events. Instead, it was a swimmer who was preparing for next week’s Brazilian National Championships and had completed competition earlier in the week.(source swim swam)

Comments

Popular Posts