hoop op medaille terug

Het lijkt er op dat Ana Claudia toch nog mee kan doen op de OS.
Hoe dat kan? Ze is na de opgelegde schorsing door de CBAT nu door een panel bestraft met een waarschuwing. Of dit door de IAAF zonder meer wordt overgenomen lijkt me de vraag. Wel is er met deze uitspraak wel weer hoop op een 4x100 medaille in Rio....
uit oglobo overgenomen


Flagrada no exame antidoping, por uso da substância Oxandrolona, proibida pela IAAF/WADA, a velocista Ana Claudia Lemos recebeu apenas advertência, no julgamento que terminou na madrugada deste sábado, da Comissão Disciplinar Nacional (CDN), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A brasileira fora pega em teste fora de competição feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), no dia 3 de fevereiro.
Segundo o advogado Thomaz Mattos de Paiva, responsável pela Comissão Nacional Antidopagem (Conad) da Confederação Brasileira de Atletismo e consultor da entidade para casos de doping, em menos de um mês deve ocorrer o julgamento no pleno.

E se essa instância manter a advertência, Ana Claudia deverá disputar as Olimpíadas. Ele afirmou que a defesa da atleta foi convincente e o julgamento, bastante detalhado. Mas que a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) pode recorrer da decisão do pleno, se for mantida apenas a advertência, por causa da crise que enfrenta em função do escândalo russo.

- A IAAF pode levar o caso à Corte Arbitral do Esporte. E se isso acontecer, ela perde os Jogos, porque serão mais uns seis meses pela frente. A questão é que a entidade está pressionada pelos casos de doping da Russia e pode entender que esse caso daria margem para novas desconfianças. Ana Cláudia é atleta brasileira, de nível internacional, e competirá em casa - explicou o especialista que não participou do julgamento da atleta. - Esse é um caso delicado mas acredito que ela tem muitas chances de estar no Rio sim.
O RESULTADO DO JULGAMENTO
- Por unanimidade de votos, foi aceita a denúncia da Procuradoria, pois se comprovou que a substância proibida foi encontrada no organismo da atleta. Porém, por maioria de três votos contra dois, os auditores entenderam também que houve contaminação, pois a atleta fazia uso de um medicamento (procolage), que provocou o resultado positivo - discursou Solange Guerra Bueno, presidente da Comissão, ao anunciar o resultado, na madrugada deste sábado.
Caio Medauar, procurador da CDN, avisou que irá recorrer, tão logo o acórdão for publicado.

- Com qualquer resultado, todos sabiam que haveria recurso, fosse da Procuradoria ou da defesa - disse Caio.

Comments

Popular Posts